

O clube da cidade de Barueri foi o primeiro a fazer as malas e mudar de cidade, em 2008 tornou-se clube empresa e em dezembro de 2009 transferiu-se para a cidade de Presidente Prudente, essa é a segunda temporada no futebol nacional com o nome de Grêmio Prudente. O clube que conquistou acessos nos mais diversos campeonatos, após sua mudança de cidade começa a colecionar descensos, com o paulista desta temporada serão dois em menos de 2 anos, no ano passado foi o rebaixamento no campeonato Brasileiro da Série A.
O Guaratinguetá em 2004 tornou-se clube empresa, no final da temporada de 2010 um ano depois do Prudente mudar de cidade a equipe de Guaratinguetá também mudou de cidade e nome, hoje o Americana começou uma ótima temporada no Campeonato Paulista e terá um campeonato Brasileiro da Série B junto com o Prudente. Fica a expectativa dos próximos capitulos dos dois clubes, quais fatores devem servir de alerta para o Americana. Temos então um grande tema para pesquisa administrativa, quais foram os erros gerenciais cometidos pelos gestores dessas duas grandes empresas esportivas e quais ações deveriam ser adotadas antes desse processo de mudança.
Sem pesquisar a fundo o assunto de cada clube acredito ser fator determinante para os resultados negativos do Prudente a questão cultural que determina o processo de adaptação de uma sociedade a tal procedimento, mesmo sendo apaixonado por futebol não estamos acostumados a presenciar estas "mudanças de cidades".


Torço para que tenhamos cada vez mais empresas gerindo os clubes de futebol e como um brasileiro tradicional fico na esperança de não vermos mais estas mudanças de cidade, oque faz com que torcedores e clubes percam totalmente sua identidade, saliento que o fator identidade foi analisado pelo Americana, mudaram totalmente, ou seja, deram uma nova cara ao negócio, o que não foi desenvolvido pelo "co-irmão". podemos destacar este como um fator muito importante e positivo, comparando com o Prudente que manteve praticamente todo o seu design, mascotes e cores.